VISÃO DESPORTIVA

JERÓNIMO MATEUS

Treinador de futsal

mister.nimo@clix.pt

"A importância dos pais no desporto"

 

Falar um pouco da importância dos pais no desporto, é falar da sua importância tanto a nível de clube como no crescimento do seu educando no desporto. 

Acredito que os pais podem ter um papel preponderante num clube de formação, o seu papel é muito importante caso queiram ajudar o clube. Pode ser a nível directivo, como ajudando nos escalões de formação, incorporando equipas técnicas. 

Não podemos esquecer que mesmo na bancada a ver um jogo, ou observando o treino do seu filho o seu comportamento tem que ser um exemplo para todos. O seu comportamento é visto por todas as pessoas presentes e depois espalhado pela população. 

Os pais têm que ser um exemplo, não criticando em praça pública seja quem for, muito menos em frente do seu educando. Os pais têm que ser os primeiros a apoiar e dar o melhor ambiente ao seu filho no clube, vivemos num mundo onde é fácil criticar ou deitar abaixo o próximo, mas apoiar, ajudar e levantar quem precisa não é algo comum hoje em dia. 

Acredito muito que se os pais pensassem primeiro, perceberiam que muitas vezes, outra atitude seria melhor para os clubes e para o seu próprio filho. Falando directamente, no seu próprio educando, lembro da famosa frase "treinadores de bancada", hoje em dia ouve-se e vê-se muito os tais treinadores de bancada, que falam, criticam, menosprezam atletas, dirigentes, treinadores, público e (pausa) o seu próprio filho. 

Aí é que eu quero chegar, pais que não pensam na alegria do seu filho, mas sim se jogaram, se jogaram muito, se entrou, se marcou ou não. E porque não perguntar isso sim que é questão principal, se ele se divertiu. Muitos atletas tem aptidão outros com menos, mas a importância é a felicidade que eles estão no clube, na sua equipa e se estão a divertir-se. O crescimento com felicidade num clube tem que começar pelos pais. 

Não podemos pensar que vão ser todos Ricardinhos, ou Cristianos Ronaldos, mas se vão crescer como homens, serem alguém com educação e princípios. Isso começa pelos pais, como os pais estão no desporto, como os pais se preocupam com a felicidade do seu filho. 

A minha preocupação como Mister e como pai é transmitir princípios e modos de estar aos meus atletas na formação e filho, todos temos o nosso lugar, e devemos respeitar cada um, cada cargo que temos. Acredito que todos podemos mudar e melhorar. Pensar um pouco o que é mais importante... se é a felicidade do nosso filho a treinar ou jogar se for o caso ou a felicidade do pai na bancada. Pensem na felicidade deles. Vivam o clube em que estão, ajudem o ambiente no clube, ajudem o clube a crescer, seja qual a forma que puder, e assim ajudarão o seu filho a ser feliz. 

Todos temos um papel prepoderante na formação e apenas juntos se consegue  a felicidade de todos. Esta paragem acredito que fez muita gente pensar, o filho que nunca joga mas que tem saudades dos colegas de equipa, do clube, dos treinadores, dos dirigentes, etc.. demonstra o quanto é feliz enquanto treina e joga se for o caso.

Não é o que os pais desejam ou sonham.. mas sim o quanto o filho é feliz. Lembrem-se ponham os filhos em primeiro lugar, a sua felicidade é o seu crescimento com princípios. 

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro