O Barracão do Petisco faz 12 anos e continua a ser um dos melhores restaurantes do Oeste


Acepipes de excelência, o Barracão do Petisco tem também a melhor cozinha tradicional portuguesa. Faz 12 anos no próximo domingo, 14, que abriu na Rua de Santa Bárbara, na Lourinhã.

Ricardo Lopes, com quem estivemos à conversa, é o gerente desde o primeiro dia.

Fala-nos um pouco do Barracão do Petisco. - O Barracão do Petisco abriu praticamente há 12 anos. Uma antiga adega propriedade da nossa família com mais de 60 anos, que era usada para armazenamento de frutas e outros produtos agrícolas, foi renovada e adaptada, tentando sempre manter o estilo tradicional de “barracão”. Quando abrimos a ideia era funcionar mais à base de petiscos, mas depressa percebemos que os nossos clientes procuravam cada vez mais pratos de cozinha tradicional portuguesa e fomo-nos adaptando de modo a oferecer aos nossos clientes uma ementa mais variada. A nossa ementa tem vindo sempre a crescer ao longo destes anos, e o nosso foco é sobretudo a qualidade dos produtos e o bom sabor de comida simples e caseira, que é um dos maiores elogios que recebemos dos nossos clientes. Em termos da relação com os nossos clientes, no Barracão do Petisco tentamos sempre dar o nosso melhor serviço acompanhado de simpatia, e isso gera confiança por parte dos nossos clientes que voltam e muitas vezes tornam-se nossos amigos.  Como é que o Barracão do Petisco se tem estado a adaptar à nova realidade? - Esta realidade tem sido bastante difícil, uma vez que o nosso país estava a passar por uma excelente fase de crescimento económico, onde se estava a trabalhar a um bom ritmo, e onde felizmente trabalhávamos bem em qualquer dia da semana. Quando as medidas de confinamento foram impostas, fechámos e reabrimos recentemente, no dia 19 de maio. A nossa principal preocupação é que os nossos clientes mantenham confiança no nosso serviço, apesar de tudo o que se passa em nosso redor, de modo a que possam disfrutar de uma refeição fora de casa na maior segurança possível. Seguindo o guia da DGS preparámos o nosso restaurante e adaptámos o espaço de modo a proporcionar um espaço seguro para os nossos clientes e funcionários.  O serviço de take away hoje em dia é mais procurado? - Sim, sem dúvida que hoje em dia existe uma maior procura de take away do que anteriormente, o que é muito importante para manter a viabilidade dos restaurantes e assim manter os postos de trabalho. No entanto, ainda existem clientes a preferirem ter a sua refeição no restaurante. 

Há largos anos que o Barracão do Petisco é uma referência de excelência a nível da restauração da região Oeste. Quais são os Pratos que mais contribuem para a visita dos vossos Clientes? - Hoje em dia temos uma boa oferta para os nossos clientes degustarem, sempre apostando na qualidade dos nossos produtos, que se evidencia no sabor da nossa comida. Durante os dias de semana temos sempre disponível dois pratos do dia, a um bom preço relação/qualidade, porque sabemos como é importante existirem opções para os nossos clientes. Dos nossos pratos do dia, destacam-se o Cozido à Portuguesa (ao domingo de Novembro a Maio), o Bacalhau com broa, as nossas famosas pataniscas de polvo e por exemplo, um bom Arroz de peixe. Da nossa ementa permanente o mais procurado é o nosso Polvo à lagareiro, e em termos de carne os nossos Bifes da Vazia. Entre outros, temos sempre Bacalhau à lagareiro e com natas, que também são bastante procurados, tal como os nossos pratos de lombinhos de porco. Ainda a destacar, está a nossa Sopa da Pedra, um clássico há quase 12 anos, todos os sábados e domingos. A nossa ementa está disponível online, no nosso blog, e os pratos do dia são igualmente publicados no Facebook. 

Para obter a notoriedade que granjeiam qual é a imagem de marca que sempre quiseram passar da vossa "Casa"?  - Sempre quisemos que os nossos clientes viessem e se sentissem à vontade, quase como em sua própria casa, acompanhados de uma refeição com aquele sabor “caseiro”. Este conceito aplica-se a famílias, mas também a grupos de amigos, onde os nossos saborosos petiscos muitas vezes juntam amigos para um bom convívio.  Que palavra deixas aos vossos clientes e amigos?  - Nestes tempos que atravessamos, em que paira um certo receio e desconfiança no ar, podemos dizer que tentamos diariamente fazer tudo ao nosso alcance para proporcionar um ambiente seguro aos nossos clientes e amigos. Que estejam à vontade para voltarem a visitar-nos que nós cá estaremos para vos servir da melhor forma possível.  E a quem ainda não teve o privilégio de vos visitar?  - A quem ainda não nos visitou, e sabemos que no concelho da Lourinhã e arredores ainda existem pessoas que não nos conhecem, esperamos que o façam em breve porque de certeza que vão gostar da experiência. Especialmente a quem ainda não conhece a Lourinhã, venham provar as nossas iguarias e aproveitar para conhecer tudo o que a Lourinhã tem para oferecer. 


Texto: Duarte Nuno Gomes



1,094 visualizações

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro