Motivação em tempos de pandemia



Como podem os jogadores se manter motivados na hipótese de os desafios competitivos serem suspensos devido à pandemia? Da autoria de André Malheiro


A dura realidade competitiva

Atualmente estamos a passar por uma fase competitiva complicada onde muitas decisões políticas vão afetar a realização de alguns jogos e colocar em causa os orçamentos dos clubes e associações desportivas. O impacto financeiro pela suspensão da assistência do público nos jogos poderá levar ao encerramento dos clubes que até aos dias de hoje sobreviviam do dinheiro angariado em festas da comunidade e dos lucros obtidos pela bilheteira e restauração. O impacto que estas paragens têm na motivação dos atletas é também muito grande, é necessário um controlo e inteligência emocional para ultrapassar esta situação da melhor forma. Os pais têm aqui também um grande desafio para gerir as expectativas e desejos dos atletas mais novos Como podem os jogadores lidar melhor com estes fatores externos?


1. Construir rotinas vencedoras

É na repetição que existe crescimento, a importância dos atletas terem uma rotina consistente é super relevante e irá fazer a diferença no longo prazo e a forma em como começas o teu dia vai condicionar esses mesmos resultados. Ao acordar bebe um copo de água morna com limão, de seguida segue para um banho de água gelado durante 1 minuto, isso vai gerar um choque na bioquímica do teu corpo e irá te deixar alerta para começares o teu dia cheio de energia, de seguida antes de tomares o teu pequeno almoço faz uma avaliação num papel ou agenda, onde irás escrever ( por tópicos) como correu o dia/treino ontem ( pontos positivos e negativos) e o que queres fazer hoje para melhorares aquilo que correu menos bem, termina estabelecendo objetivos para o teu dia.


2. Foco nos objetivos

Pega numa caneta e escreve os teus objetivos para daqui a 6 meses e 1 ano. Escreve-os de uma forma positiva, específica e com uma data limite ( dia e mês). Esses objetivos devem ter em conta ações que sejam da tua responsabilidade. Se a competição está parada foca-te em desenvolveres a tua mentalidade e procura junto do teu treinador um plano de treino para realizares em casa durante o fim-de-semana no suposto dia de jogo.


3. Alimentar a motivação

Pensa que a tua mente é como um jardim com flores, se não o regares todos os dias as flores vão acabar por murchar. Quem são as tuas referências desportivas? Quem são os atletas que tiveram mais títulos na história? Procura no YouTube vídeos de entrevistas, vai ao site da Fnac e encomenda um livro ou autobiografia do teu atleta favorito e começa a tomar nota de todos os fatores decisivos que o fizeram ter sucesso. A melhor forma de atingirmos resultados excepcionais é modelarmos os melhores atletas do mundo nas suas rotinas, treinos e mindset. Utiliza este tempo da pandemia para te desenvolveres e reduz o teu tempo nas redes sociais ( desativa as notificações e desentala as apps durante alguns dias).


4. Marcar uma sessão no nutricionista

Estas paragens competitivas são os momentos ideias para refletires sobre a tua alimentação e identificares o impacto que tem na tua energia e vitalidade durante o teu dia. Acordas cansado? Não tens energia constante durante o dia? A tua barriga muitas vezes está inchada? Está na altura de marcares uma sessão com uma nutricionista e receberes os conselhos de quem realmente te pode ajudar a construir um plano alimentar saudável e que vá de encontro à tua atividade física diária.


5. Treino físico

Muitos atletas descuram o desenvolvimento muscular no seu plano de desenvolvimento enquanto atleta. Fala com o teu treinador e discute com ele uma solução para desenvolveres a tua estrutura corporal da forma mais efetiva que irá potenciar o teu desempenho. Outra forma de conseguires identificar qual o melhor caminho a tomar é questionares alguém que já tenha os resultados que tu estás à procura. A curiosidade é o que te irá levar ao caminho do sucesso, não te contentes com a mediocridade.

40 visualizações

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro