FIQUE EM CASA COM... JERÓNIMO MATEUS

"QUANDO A PANDEMIA ACABAR JÁ SOU QUASE PROFESSOR"



Como está a tua vida atualmente? No que é que a pandemia alterou a tua vida?

- Bem, também não está facil, primeiro espero que isto passe depressa e que todas as pessoas possam voltar às suas vidas normais sem graves problemas. Eu tenho estado em casa com o meu filho, a ajudá-lo com a telescola. Fechado em casa, respeitando as regras impostas. Desejo que tudo volte à normalidade, porque todos nós precisamos que as nossas vidas normalizem. Quando a pandemia terminar já sou quase professor. (risos)

Estou a brincar mas para nós pais não é fácil ter de estar a apoiar os nossos filhos a nível da escolariedade. 


Estavas nalgum projeto ligado ao desporto?

- Estou parado há quase duas épocas... desde que estive a colaborar no início do Futsal Sénior do Torreense com o meu irmão (Mister Rogério Mateus), para quem não sabe ou se esqueceu. O plantel construído por nós, foi o plantel que subiu de divisão no primeiro ano, onde me orgulho muito e sublinho o valor dos atletas... alguns deles ainda hoje estão a brilhar no Torreense. Na altura saímos por opção da direção e por motivos que ficam guardados para nós pelo grande respeito que merece a instituição Sport Clube União Torreense. Um clube grande da cidade. 

Parei, pensei em arrumar a quadra... foi assim.


Olhando para o futuro... que projetos tens em mente?

- Como disse, parei e pensei em arrumar a quadra. Mas nesses quase dois anos, sabes aqueles amigos que conheceste e que sempre tiveram ao teu lado, a convidarem-te para voltares ao activo, aqueles que sempre continuaram a falar contigo, esses sim e eles sabem quem são, deram-me força para não pensar na reforma. (risos)

A minha esposa, que sempre me "deu na cabeça" para voltar a fazer o que gosto dando-me um apoio incrível, querendo que voltasse à quadra, decidi que um dia voltava. O meu obrigado a ela sem dúvida. Para não esquecer do meu Herói (Filho) que pergunta sempre quando voltaria. Então aparece o Sporting de Torres, clube que não posso nem devo por respeito a essa instituição desmentir, que é sem dúvida o clube do meu coração. Um convite para voltar a "casa". Não poderia recusar, primeiro por ser o Sporting de Torres, por ser o Francisco Cândido, Presidente actual com quem trabalhei longos anos e com muitos êxitos, e pela mão do treinador dos escalões benjamins e infantis o Edgar, vou voltar...


Ir para os escalões de iniciação é dar um passo atrás?

- Não, não é porque a formação é das partes mais importantes de um clube e sem ela, o mesmo não sobrevive e vou ajudar nisso mesmo. Adjunto? Sim, sem problemas... pelo contrário, vou continuar a aprender. Estamos sempre a aprender e quem me conhece sabe como sou. Vou dar sempre o meu melhor...

Futuro? Não penso nisso, como diz a minha esposa.. é viver o dia a dia.


Qual o teu maior sonho enquanto treinador?

Sabes, não tenho um sonho... o mundo do desporto hoje em dia e como já te disse, és bom enquanto as coisas correm bem, depois és esquecido. Mas cheguei a dizer que podemos ser esquecidos na vida, mas a história ninguém esquece, ninguém apaga, e sei e tu também sabes muito bem, que estou e faço parte da história do futsal da zona Oeste e isso ninguém tira ou apaga. Esquecer sim, mas apagar a história não. E eu faço parte dessa belíssima história do futsal do Oeste. O meu sonho agora é fazer crescer atletas como homens principalmente e também ensinar o pouco que sei.

Que palavra deixas aos leitores?

- Primeiro, que estás a fazer um trabalho fantástico com a página do facebook e com o site da revista Amor à Camisola, que continuem a seguir a página e o site, uma maneira de seguir mais perto o desporto da zona Oeste e o seu clube preferido.

Em relação ao momento que estamos a atravessar devido ao covid-19, que respeitem as regras para que possamos voltar a estar juntos e fazer a nossa vida normal e que o futsal e o desporto em geral volte a fazer sorrir os jovens e famílias inteiras. 

Obrigado Duarte! Felicidades e continuação de um excelente trabalho.  Abraço. 



212 visualizações

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro