Campeonato de Portugal: Alverca vence na Lourinhã no primeiro jogo após a perda de Alex Apolinário

Jogo no Estádio Municipal da Lourinhã.

Árbitro: José Almeida (AF Lisboa).

Lourinhanense (0) - Diogo Oliveira; João Cortez, Ricardo Santos, Rodrigo Pedro (Hugo Ildefonso, 20) e Doritos (cap.); João Hilário, Marcelo Santos (Renato Martins, 56) e Guilherme Ribeiro; Edson Neves (Rodrigo Quaresma, 87), João Louro (Marcelino Reis, 56) e Rodrigo Alves (Dinis Franco, 56).

Treinador: Ricardo Monsanto.

Alverca (4) - José Costa; Jorge Bernardo (David Dinamite, 87), Caiser Gomes (Hugo Ventosa, 87), João Freitas (cap.) e Tiago Gomes; Rui Pereira (Eurico Lima, 78), Pedro Venaque e Felipe Ryan; Jefferson Nem (Luís Pinto, 66), Ricardo Rodrigues e Jonata Bastos (Tiago Morgado, 66).

Treinador: Alexandre Santos.

Ao intervalo 0-1

Golos: Felipe Ryan (8), Ricardo Rodrigues (46 e 86) e Luís Pinto (85, g.p.).

Ação disciplinar: cartão amarelo a Renato Martins (72) e Dinis Franco (72).


A memória de Alex Apolinário esteve presente na partida entre o Lourinhanense e o Alverca, disputada este domingo, 17 de janeiro, a contar para a primeira jornada da Série F do Campeonato de Portugal, no Municipal da Lourinhã.

O jogador da turma ribatejana que sofreu uma paragem cardíaca durante o desafio com o União de Almeirim e que viria a perder a vida já no hospital alguns dias depois, foi homenageado pelos seus companheiros. Nas camisolas os nomes dos jogadores foram todos substituídos pelo do malogrado futebolistas de 24 anos, mostrando "Alex" por cima do respetivo número. Antes da partida começar foi ainda guardado um minuto de silêncio em sua memória e os golos foram-lhe dedicados.

Quanto ao jogo, o Alverca marcou cedo, logo aos oito minutos, por Felipe Ryan, a responder de cabeça a um bom lançamento de Ricardo Rodrigues para o interior da área dos locais. O Lourinhanense respondeu bem e equilibrou o encontro durante o resto do primeiro tempo com uma boa exibição, obrigando os visitantes a recuar.

O segundo tempo começou praticamente com o segundo do Alverca. Apesar de ter sido o Lourinhanense a sair com a bola, perdeu a posse da mesma com um mau passe no meio-campo, Jefferson Nem isola Ricardo Rodrigues com um grande passe para as costas da defensiva da casa e estava feito o segundo golo.

O técnico Ricardo Monsanto decidiu então mexer na equipa. Já o tinha feito mas por infelicidade de Rodrigo Pedro, que saiu lesionado para dar lugar a Ildefonso, logo aos 20 minutos. Agora a substituição tripla foi por estratégia e os três homens que entraram deram mais dinâmica à turma lourinhanense. Dinis Franco chegou mesmo a acertar na trave da baliza de José Costa, num remate de muito longe, tentando surpreender o guardião ribatejano, que estava adiantado.

Nos últimos cinco minutos o Alverca acabou com o jogo ao marcar mais dois golos. Primeiro Luís Pinto, na marcação de uma grande-penalidade a castigar uma falta na área que nos pareceu duvidosa; e depois novamente Ricardo Rodrigues num bom lance individual.

Vitória justa do Alverca, mas por uma diferença de golos exagerada pelo que o Lourinhanense produziu.

Ricardo Monsanto (treinador do Lourinhanense):

"Fizemos uma excelente primeira parte, mas a entrada na segunda foi negativa porque sofremos logo um golo. Procurámos o 2-1 e tivemos oportunidades para isso. Aconteceu que a bola foi à trave ou foi ao lado e não correu bem. Depois, quando tentámos equilibrar o jogo também não nos deixaram, o critério não foi igual para os dois lados, sofremos um penalti num lance limpo e o jogo acabou. Não queremos ser beneficiados mas também não queremos ser prejudicados".


Alexandre Santos (treinador do Alverca):

"Dedico esta vitória e o resto do campeonato ao Alex, que vai estar sempre presente. Estivemos muito tempo parados e é normal que as coisas não tenham saído sempre bem. Foi um jogo difícil, tivemos muitas oportunidades, mas o resultado não expressa a diferença entre as duas equipas e aquilo que o Lourinhanense também fez".

Texto: Joaquim Ribeiro

Fotos: Joaquim Ribeiro / Revista Amor à Camisola


354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro