BOLA REDONDA


Após o final das competições europeias veio confirmar-se que o Bayern de Munique é mesmo a melhor equipa do momento em toda a Europa, o que vai aumentar as dúvidas da eleição de melhor jogador do mundo em 2020. Dificilmente será Messi ou Ronaldo, e o lote de candidatos dessa forma fica muito mais alargado, sendo que Neuer, Muller e Lewandowski levam clara vantagem sobre todos os outros, mas estando eles na mesma equipa também correm o risco de dividir votos e nenhum sair com a bola de ouro na mão. Até porque Sadio Mané e Mohamed Salah na cidade dos Beatles há muito que também espreitam a sua oportunidade. Uma coisa é certa, com Neymar a continuar a não convencer o suficiente para ser o número um mundial, a entrega da bola de ouro em 2020 será muito mais disputada do que é habitual.

No que diz respeito à Liga Europa mais uma vez o Sevilha falou mais alto, tal a relação umbilical que está criada que desde 2005/2006, já é a sexta final e sexta vitória que o Sevilha arranca, por mais poderosos que muitas vezes pareçam que são os adversários. Esta conquista teve, no entanto, o condão de ser a primeira competição conquistada por Lopetegui, e vem deste modo coroar este treinador que nunca fez do populismo a sua arma, e mostrar que nem sempre os manipuladores de opinião vencem, que para ser líder não se tem de vender essa mesma opinião na praça pública, que mesmo os que estão longe das preferências dos paineleiros, dos amiguismos, dos facebookers e profissionais do sofá, com trabalho, competência e profissionalismo podem continuar a lutar que mais tarde ou mais cedo vão ganhar, que os grandes homens não são aqueles que nunca caem mas sim os que se levantam sempre. Lopetegui levantou-se e conquistou!!!!

Nas competições da terra de sua Majestade, a equipa londrina do Arsenal continua a mostrar que os gunners são um clube à parte. Depois de resolvida a questão da sucessão de Arsene Wenger que nunca seria fácil, tal a quantidade de troféus ganhos pelo francês ao serviço do clube, ganhou em 22 anos, 17 troféus, incluindo 3 campeonatos. Unai Emery, considerado o Sr. Europa League, nunca o fez esquecer, muito menos Fredrik Ljungberg, foi então Mikel Arteta, ex.adjunto de Guardiola que conseguiu igualar resultados ao nível de Wenger e vencer a Taça frente ao Chelsea e a Super Taça frente ao poderoso Liverpool, equipa da moda em Inglaterra. Na verdade, os gunners com orçamentos abaixo de pelo menos oito equipas nas suas competições internas, continuam a jogar um bom futebol e a vencer as mais importantes competições do país, fazendo dos seus adeptos “os mais felizes do mundo”. O que se pede a Arteta, é que agora consiga na Premier League classificações ao nível de Wenger, que apesar do desnível financeiro para a concorrência, levem o Arsenal à participação na Champions League. Quem esteve também por dentro destes sucessos foi o português Cédric Soares que incluvive bateu um dos penaltys da vitória frente ao Liverpool. Parabéns Cédric!

De destacar dos jogos de Pré-época realizados por essa Europa fora o Ajax vs Eintrack Frankfurt, dois clubes que já tive oportunidade de visitar, fizeram um jogo de preparação com a regra de um terço do público, aparentemente toda a gente respeitou o distanciamento social e até os habituais vendedores de gelados nas bancadas fizeram os seus negócios. Pode ser um exemplo muito positivo, para o que nos espera na época 2020/2021, de forma a que tudo corra pelo melhor.

Porque como tinha afirmado na crónica anterior, tomara a maioria dos clubes portugueses conseguir ter esse terço de pessoas no seu estádio. Talvez um terço desse terço seja fantástico, exceptuando os jogos com os grandes que mesmo a um terço da lotação não deixaria de ser boa receita.

Cá no burgo saiu o sorteio das competições profissionais e agora todos esperamos o mesmo para o Campeonato de Portugal e Distritais. Que seja uma época muito mais feliz que a anterior, que as competições distribuídas pelas Associações de Futebol de Norte a Sul do país e ilhas tenham um bom início, meio e bom fim para bem do futebol português em particular e até dos desportos colectivos no geral. Siga a época 2020/2021!

188 visualizações

+351 917 777 418

  • White Facebook Icon

Segue-nos

Bairro Filomena, N° 7 B - 2530-806 Vimeiro